Vinicius Fontes
Castro – O Colégio Estadual Maria Aparecida Nisgoski, em Castro, realiza na noite desta quinta-feira (3) a quarta edição da tradicional feira de produtos, organizada pelos estudantes do curso técnico em Administração. O evento, que antecede o recesso escolar de julho, contará com a participação de 35 grupos formados por alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio do curso.
A feira é voltada apenas a convidados dos alunos, mas também contará com a visita de estudantes do Colégio Estadual Vespasiano Carneiro de Mello.
Cada grupo será responsável por desenvolver ou modificar um produto e apresentá-lo ao público, simulando negociações e ampliando os conhecimentos em administração e empreendedorismo.
Os trabalhos envolvem diversos segmentos, como alimentação, setor agropecuário e até produtos artesanais.
“O que os alunos quiserem fazer, desde que supra uma necessidade do público. Vi grupos criando até vela aromática”, contou Nykollas Kuk, presidente do grêmio estudantil, que também participa da iniciativa.
A ação é coordenada pelo professor Luiz Gustavo Pereira, docente do curso técnico há cinco anos, que idealizou o projeto. “É uma metodologia ativa para o aluno colocar a mão na massa, entendendo na prática como tudo funciona. Eles pesquisam, elaboram o produto, desenvolvem ideias. A cabeça começa a trabalhar de outra maneira”, destaca.
A escola, através do diretor Cláudio Santos, da auxiliar Telmariza Nolasco e de outros professores, incentiva a realização da feira. “Conseguimos integrar mais disciplinas e deixar o aluno como protagonista do conhecimento, interessado em entender como funciona a dinâmica de uma empresa”, descreveu Luiz Gustavo.