Secretário de Turismo do Paraná lança projeto regional em Castro e fortalece ações integradas nos Campos Gerais
Leonaldo Paranhos cumpre agenda com prefeitos de 10 municípios e entrega materiais do projeto “Turismo na Escola”; Conselho Regional de Turismo será formalizado na ocasião
Da Redação
Castro – O secretário de Estado do Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos, estará em Castro nesta quinta-feira (03) para uma série de compromissos com foco no fortalecimento do setor turístico nos Campos Gerais e no Norte Pioneiro. A agenda prevê reuniões com prefeitos de pelo menos 10 municípios da região e o lançamento de projetos que visam integrar e estruturar o turismo de forma regionalizada.
Na primeira pauta do dia, será realizado o lançamento oficial do projeto de desenvolvimento integrado de turismo, com a participação dos municípios de Arapoti, Carambeí, Castro, Jaguariaíva, Piraí do Sul, Sengés e Tibagi. Durante o evento, o prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso, fará a formalização do Conselho Regional de Turismo, iniciativa que busca promover ações conjuntas entre os municípios e fortalecer a governança turística local.
Ainda pela manhã, Paranhos participa da entrega dos materiais pedagógicos do projeto “Turismo na Escola”, voltado aos alunos do 4º ano da rede municipal de Castro. A ação, promovida pela Agência de Desenvolvimento Turístico dos Campos Gerais (Adetur) em parceria com o Governo do Estado e prefeituras de 11 municípios, tem como objetivo inserir o turismo como tema transversal no currículo escolar, promovendo a valorização da identidade local e o reconhecimento do patrimônio cultural e natural das cidades.
Além das ações já confirmadas, o secretário deve anunciar novos investimentos em projetos turísticos para a região. A expectativa é de que sejam formalizadas parcerias para sinalização turística, qualificação de atrativos e apoio a roteiros integrados.
A agenda contará com a presença de pelo menos dois deputados estaduais, além de prefeitos de municípios como Ortigueira, Palmeira, Imbaú e Ventania, que devem se reunir com o secretário no período da tarde para tratar de pautas específicas ligadas ao desenvolvimento turístico de seus territórios.