Carambeí realiza neste sábado a segunda Feira Verde
*Artesanato, comidas típicas, festa julina e entrega de trator serão alguns dos atrativos
Da Assessoria*
Carambeí terá mais uma edição do Feira Verde. Será neste sábado (5) e contará com a participação de produtores da agricultura familiar, artesãos locais, alunos da Vila Verde com sua gastronomia artesanal, comidas típicas de festas juninas, cerveja artesanal, pizzas italianas com massas de fermentação natural e até o lançamento de geléias produzidas na incubadora de agroindústrias do município.
Paralelamente a esse evento ocorre a Troca Verde Especial, onde embalagens de vidro poderão ser trocadas por hortifruti e vidros de conserva por bisnagas de mel. Na oportunidade haverá a destinação oficial de um trator agrícola e implementos para uso na agricultura familiar. O evento será no espaço junto à Rodoviária Municipal, das 9 às 17 horas. Durante todo o dia, o Busão Grátis (Centro e Leste) estará fazendo o itinerário normal, transportando passageiros para o evento, do bairro ao centro e vice-versa.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento, Pedro Meijer, a 2ª Feira Verde terá número maior de participantes, cerca de 80, com a área da gastronomia oferecendo mais opções de alimentos, com profissionais devidamente capacitados através do curso de ‘Boas Práticas’, ministrado por técnicos da própria secretaria.
“Agregamos ao evento uma versão do programa Troca Verde, onde os munícipes poderão trocar vidros de conserva por mel, ou garrafas de vidro, limpas e secas, por produtos fresquinhos da agricultura familiar. Temos trezentos quilos de hortifruti para trocar e esperamos que não acabe antes do final da feira. Outra novidade é o tema ‘Festa Julina’, com ornamentação, trajes e comidas típicas”, conta Pedro Meijer.
Uma das inovações para o evento é a fabricação da geleia de morango, oriunda do projeto da Vila Verde. O secretário explica que a geleia de morango Qualité é um produto artesanal com apenas dois ingredientes, mas feito com uma receita centenária, onde o modo de fazer faz toda a diferença. Trata-se de um produto com menor teor de açúcar que o tradicional, o que enaltece o sabor da fruta. “É nosso primeiro produto fabricado na Super Cozinha, com o selo Vila Verde, que garante a origem e a qualidade”.
Ainda dentro da programação da 2ª Feira Verde será realizada a entrega oficial de um trator e uma enxada rotativa para montagem de canteiros para verduras, destacou Osmar Mathias Jr, presidente municipal do PODEMOS. Já Pedro Meijer detalha que os equipamentos foram adquiridos com emenda parlamentar do deputado federal Luis Carlos Hauly, a qual ainda contempla uma grade aradora e distribuidores de calcário e adubo, que serão recebidos nas próximas semanas. O trator e o distribuidor de calcário também serão usados no programa ‘Corrigindo o Solo’ que já está em pleno desenvolvimento.
Os implementos agrícolas serão para uso exclusivo da agricultura familiar e pequenos produtores rurais, que poderão ser atendidos através do programa ‘Mão Amiga Rural’ da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
*Com Redação