Da Redação*
Sengés – Homem de 61 anos foi preso em flagrante na tarde desta quarta-feira (14) por crime ambiental na zona rural de Sengés. A ação foi realizada por equipes da Polícia Civil do Paraná e da Guarda Civil Municipal, após denúncias anônimas apontarem desmatamento e queima irregular de vegetação nativa.
De acordo com as autoridades, o flagrante ocorreu no bairro Serrinha, a cerca de 10 quilômetros da área urbana. No local, os agentes constataram o corte de árvores em uma área de preservação permanente (APP), nas margens de um córrego e em encostas com aclive superior a 45 graus — condições que configuram crime ambiental de acordo com a legislação brasileira.
Além do corte, os agentes também flagraram que o autor ateou fogo na área, causando danos ambientais em aproximadamente 5 mil metros quadrados. Ele foi conduzido à delegacia de Polícia Civil em Sengés, onde foi autuado em flagrante delito pelo crime previsto no artigo 38 da Lei 9605/1998, cuja pena máxima prevê 3 anos de reclusão. O caso será oficiado aos órgãos ambientais para aplicação das multas previstas em lei.
O indiciado pagou fiança arbitrada pela autoridade policial e foi liberado, mas deve responder pelo crime se a denúncia for aceita pelo Ministério Público do Paraná (MPPR).
*Com 13ª SDP