Prefeitura inicia demolição da antiga estrutura da Prainha para dar lugar a mirante e praça de alimentação em Castro
*Espaço abandonado há anos será transformado em área de lazer e turismo; projeto inclui food trucks, pista de caminhada e reforço na segurança
Da Redação
Castro – O espaço onde funcionava o antigo bar da Prainha, no Balneário Estanislau Cardoso, começou a ser transformado nesta segunda-feira (12). Abandonado há anos e alvo frequente de reclamações da comunidade, o local foi demolido com o uso de uma retroescavadeira, abrindo caminho para um novo capítulo no Balneário Estanislau Cardoso.
Segundo o prefeito Dr. Reinaldo Cardoso, o imóvel já ultrapassava os 70 anos de existência. No lugar da antiga estrutura, serão construídos um mirante e uma moderna praça de alimentação, com pontos fixos para food trucks. O projeto inclui ainda uma pista de caminhada com iluminação ao longo da orla e o retorno da atuação da Guarda Municipal para reforçar a segurança no local.
“Era um lugar muito sujo, um problema de saúde pública. Vamos embelezar a região e trazer o turismo de volta. E, claro, o policiamento vai retornar à Prainha”, afirmou o prefeito. Ele destacou que a proposta faz parte de um projeto “global” de valorização urbana. “Vamos fazer da Prainha um lugar mais bonito que o Parque Lacustre. É ação, humanidade e uma Castro cada vez mais bonita, com nossa gente mais feliz”, completou.
O secretário municipal de Segurança Pública, Cabo Fábio Pinheiro, também reforçou a importância da intervenção. “Recebemos muitas reclamações. Muitos usuários [de drogas] frequentavam a área, tornando o lugar perigoso”, relatou, com base em denúncias da população.
A expectativa da prefeitura é transformar a nova Prainha em um ponto de lazer, turismo e convivência para as famílias castrenses e visitantes, com mais infraestrutura, segurança e opções gastronômicas.
História
A revitalização marca o início de uma série de melhorias no Balneário Estanislau Cardoso, com o objetivo de devolver o espaço à comunidade com dignidade, beleza e segurança. A obra da Prainha foi construída no início dos anos 1950, durante o primeiro mandato de Libânio Estanislau Cardoso, pai do Dr. Reinaldo, espaço o qual o atual prefeito considera muito importante e especial.