Itaipu Binacional e Iecap lançam cartilha para a proteção de crianças e adolescentes
Publicação está disponível em formato digital e gratuito
Da Assessoria
Foz do Iguaçu – Nesta sexta (09), Itaipu Binacional e Instituto IECAP lançam a cartilha “Uma abordagem prática sobre a prevenção e enfrentamento da violência doméstica contra crianças e adolescentes”. O download é gratuito e pode ser feito no site www.iecap.org.br.
A publicação apresenta conteúdo desenvolvido por Maria Leolina Couto, consultora e especialista em Direitos da Criança e do Adolescente, e traz a temática de maneira leve e didática, com o objetivo de conscientizar a sociedade brasileira quanto aos cuidados, identificação e ferramentas para vigilância no cuidado a crianças e adolescentes.
“A proteção à infância é uma das pautas sociais mais importantes para a Itaipu. É mais do que proteger as crianças, é proteger o futuro do nosso país e ajudar a construir uma sociedade melhor”, afirmou o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri.
Segundo dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o balanço de chamados do Dique 100, serviço gratuito para registro e encaminhamento de violações de direitos, registrou um aumento de 22,6% nas denúncias em 2024. Do total de 657,2 mil denúncias, crianças e adolescentes representam o grupo mais vulnerável, com 289,4 mil violações registradas.
“Acreditamos que o melhor caminho para combater esses números alarmantes é a conscientização e união de toda a comunidade. Juntos podemos construir um contexto no qual toda criança tenha o direito de brincar, crescer e se desenvolver em segurança”, defende Renata Oliveira, empresária social e presidente do IECAP.
O lançamento da cartilha informativa integra as ações do Projeto Casulo, realizado pelo Instituto IECAP em convênio com a Itaipu Binacional. Com uma diversidade de atividades, o projeto atua em municípios do Vale do Ribeira, no Paraná, com o objetivo de promover um contexto social e familiar seguro para o desenvolvimento infanto-juvenil, abrangendo capacitação de profissionais do Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente, workshops, seminários, trilhas educativas em escolas públicas, fortalecimento de vínculo familiar, entre outros.