Prefeita critica evento ‘Diesel Militia’ e promete novas regras para festas em Ponta Grossa

0 157

Da Redação

Ponta Grossa – O tradicional encontro de caminhonetes Diesel Militia, realizado no fim de semana em Ponta Grossa, gerou forte repercussão e críticas duras da prefeita Elizabeth Schmidt. O evento, que reuniu milhares de pessoas — a maioria jovens e entusiastas de veículos off-road — movimentou a região de Uvaranas, mas também provocou polêmica.

Em publicação nas redes sociais, a prefeita classificou o encontro como uma “bagunça” e determinou ao secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública, Guilherme Rangel, a elaboração de novas regras para a realização de eventos na cidade. “Interesse público e respeito às famílias de Ponta Grossa em primeiro lugar! Nossa cidade é pacífica e queremos eventos que promovam lazer de qualidade e impulsionem o turismo – e não essa bagunça. Aqui tem Lei e Ordem!”, escreveu.

Moradores relataram uma série de transtornos, incluindo o uso de som automotivo em volume excessivo e a soltura de fogos de artifício — prática proibida por lei municipal. Vídeos que circularam nas redes sociais mostram o barulho durante a noite, afetando idosos, crianças com autismo e animais de estimação.

Além disso, moradores das proximidades do Hipódromo se queixaram de ruas cobertas de barro, lixo espalhado, consumo excessivo de álcool e veículos estacionados irregularmente em frente a garagens. Houve também relatos de direção sob efeito de álcool. Segundo a Prefeitura, mais de 150 multas foram aplicadas durante o fim de semana.

Na madrugada de sábado (26), antes mesmo do evento começar, agentes de trânsito flagraram três caminhonetes trafegando com pessoas parcialmente para fora dos veículos, realizando filmagens, com luzes de LED acopladas às caixas de rodas e avançando o sinal vermelho. Um dos influenciadores que participaria do evento recebeu diversas multas na ocasião.

Prefeitura promete novas regras

Diante da repercussão negativa, a Prefeitura anunciou que irá rever os critérios para autorização de eventos de grande porte em áreas urbanas. O objetivo é estabelecer normas mais rígidas para garantir o convívio social e a segurança da população.

Em entrevista à RPC, o secretário Guilherme Rangel afirmou que “esse será o último evento nestas condições” em Ponta Grossa. A organização do Diesel Militia ainda não se manifestou oficialmente sobre as críticas.

Diesel Militia

Em sua 12ª edição, o Diesel Militia promoveu desafios com caminhonetes, exposições e atividades recreativas, além de uma ação solidária com arrecadação de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.