Conselho da Comunidade de Castro promove curso de artesanato com produtos apícolas em parceria com o Senar
Da Redação
Castro – O Conselho da Comunidade de Castro, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promoveu três dias de curso de artesanato com produtos apícolas, na sede do conselho. Segundo a direção, o objetivo foi de impulsionar e contribuir para o desenvolvimento profissional dos munícipes castrenses e dos assistidos.
Este curso tem o objetivo de confeccionar artesanatos com cera de abelha e própolis, como velas, sabonetes, hidratantes e esfoliantes. A iniciativa visa incentivar o empreendedorismo local, valorizar a cultura artesanal e promover o uso sustentável de recursos naturais.
Andressa Damin, instrutora do curso, explica que “foi muito bacana fazer esse curso com o pessoal do Conselho. Todo início de curso eu pergunto para as pessoas porque elas estão aqui, o que esperam do curso e alguns relataram que estão por conta do cumprimento da pena, por ser uma obrigação a participação. Hoje, no terceiro dia, já vi muita diferença na participação deles, eles estão percebendo que podemos confeccionar produtos úteis, produtos para consumo em casa, é uma ótima opção de presente.”
Ela reforça que o evento estimula o empreendedorismo nos alunos. “Outros já comentaram que vão comprar os produtos e materiais para comercializar. Vi muita diferença do início até agora, para mim foi gratificante ministrar esse curso porque ele traz a possibilidade de mudar vidas. Fiquei surpresa e senti diferença nisso neles. Também fui muito bem acolhida pelos participantes e pelos funcionários do Conselho. Foi muito gratificante para mim por levar mais saúde mostrando aos participantes que muitas vezes uma alergia ou dermatite pode ser devido ao cosmético que diz ser hidratante, mas não. Isso é levar saúde através desse curso”, finalizou.
Uma das participantes ressaltou a importância e que “o curso foi muito legal, aprendi muito e já estou planejando comprar os materiais para começar a produzir em casa, para mim foi muito útil.”
Essa é mais uma ação do Conselho da Comunidade de Castro voltada ao fortalecimento da economia local, preservação ambiental e ao empoderamento dos munícipes.
O que é o Conselho da Comunidade?
O Conselho da Comunidade tem por finalidade promover a participação da sociedade na execução penal, dar assistência aos presos, egressos e seus familiares, bem como auxiliar o Poder Judiciário e o Ministério Público na execução e fiscalização das penas determinadas em suas sentenças condenatórias.