Maestro holandês Vincent de Kort rege a Orquestra Sinfônica do Paraná neste domingo

0 30

AEN

A Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta no domingo (27), sob a regência do maestro holandês Vincent de Kort. O concerto será às 10h30, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), em Curitiba. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada), e estão à venda na bilheteria do Teatro Guaíra ou pelo site DeuBalada.com.

O programa homenageia dois dos mais importantes compositores da música do século 20: o francês Maurice Ravel e o russo Ígor Stravinski. A apresentação começa com “Menuet antique”, de Ravel, seguida pela suíte da obra “O Pássaro de Fogo”, de Stravinski, em sua versão de 1919. O concerto encerra com a interpretação de “Quadros de uma Exposição”, composição de Mussorgsky orquestrada por Ravel.

“Este é um concerto extremamente interessante. Começamos com ‘Menuet antique’, de Ravel, que é uma peça curta, mas muito envolvente”, disse Vincent de Kort. De acordo com o regente holandês, essa é uma obra pouco executada e conhecida pelo público. A obra se revela ao mesmo tempo agressiva e delicada, com contrastes entre os movimentos extremos em tom menor e a suavidade do trio em tom maior.

“Em seguida, há duas obras que colocam a orquestra em evidência. ‘Quadros de uma Exposição’, de Mussorgsky, exige muito dos músicos, e eles têm ótimos solos, permitindo que todos possam brilhar. Já ‘O Pássaro de Fogo’, um dos balés mais célebres de Stravinski, é tecnicamente desafiador e funciona como uma vitrine para a orquestra, revelando todo o seu brilho”, acrescentou Vincent.

Esta é a segunda vez que Vincent de Kort rege uma orquestra no Brasil — a primeira foi em 2024, regendo a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Ele falou sobre sua relação de afeto com o país. “Eu tenho muitos amigos brasileiros ao redor do mundo. Eu amo o calor e a generosidade dos brasileiros”, disse.

40 anos da Orquestra

O concerto faz parte de uma série de apresentações que celebram os 40 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná, que serão comemorados oficialmente no final de maio, com concertos especiais sob regência do diretor musical e maestro titular Roberto Tibiriçá.

Estão programadas três apresentações, nos dias 28 e 29 de maio e 1.º de junho, com a execução da grandiosa Sinfonia nº 2 de Gustav Mahler, conhecida como Sinfonia da Ressurreição. Além disso, uma websérie documental com quatro episódios será lançada no YouTube do Instituto de Apoio à OSP e do Teatro Guaíra, resgatando momentos marcantes da trajetória do grupo.

Fundada em 1985, a OSP é a principal orquestra pública do Estado e uma das mais respeitadas do país. Com mais de mil apresentações realizadas e cerca de 900 obras em seu repertório, a orquestra segue emocionando plateias e reafirmando seu papel como patrimônio cultural do Paraná.

 

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.