Polícia Ambiental flagra crime de poluição em propriedade rural de Carambeí

0 235

Da Redação

Carambeí – Vistoria realizada pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPAmb/ Força Verde) identificou um grave crime ambiental na localidade de Santo André, na divisa de Carambeí com Castro.

Os policiais constataram o lançamento irregular de efluentes líquidos oriundos de uma atividade de suinocultura, que acabaram atingindo diretamente um córrego localizado em Área de Preservação Permanente (APP), dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana.

Segundo a equipe da Força Verde, os dejetos estavam sendo descartados sem o devido tratamento, o que configura um impacto direto e significativo ao meio ambiente. O proprietário da área foi imediatamente notificado a tomar providências para conter e remover os resíduos, além de ser autuado em R$ 20 mil por causar poluição ambiental — crime previsto na legislação brasileira, com implicações tanto administrativas quanto criminais.

Além da multa, o responsável responderá criminalmente pela infração, considerada grave por seus efeitos nocivos aos recursos hídricos, à fauna e flora locais, bem como à saúde pública.

A Polícia Ambiental orienta que qualquer cidadão que testemunhar práticas lesivas ao meio ambiente deve denunciar imediatamente aos órgãos competentes. A participação da comunidade é fundamental na proteção dos recursos naturais e na construção de um futuro mais equilibrado para todos.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.