Jaguariaíva- A Prefeitura de Jaguariaíva, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em conjunto com o Poder Judiciário, está com o cadastro aberto para interessados em participar como voluntários no Programa Família Acolhedora.
O programa, instituído em Jaguariaíva pela lei 2.652/2017, visa proporcionar um ambiente familiar temporário para crianças e adolescentes que, por determinação judicial, precisam ser afastados de suas famílias de origem devido a situações de risco ou vulnerabilidade. As famílias habilitadas oferecem cuidado e proteção até que seja possível a reintegração ou encaminhamento para adoção. O prazo varia de poucos dias até 18 meses.
As famílias selecionadas receberão acompanhamento contínuo e um subsídio financeiro por criança ou adolescente acolhido, como forma de auxiliar nas despesas decorrentes do acolhimento, tais como alimentação, medicamentos, vestuário e outras necessidades da criança.
Como Participar
Interessados devem atender requisitos como residir em Jaguariaíva, ter entre 21 e 65 anos, ter disponibilidade afetiva, socioeconômica, emocional para acolher crianças e adolescentes, não possuir antecedentes criminais e participar de processo de seleção e capacitação oferecido pela equipe técnica do programa. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato diretamente com o CREAS de Jaguariaíva, que fica na Rua Capivari.