(ENTREVISTA EXCLUSIVA) Dr. Matilvani Moreira aceita convite e será o novo secretário de Saúde em Castro

0 682

Emerson Teixeira

Conforme o que o Página Um News já havia antecipado, de que o secretário municipal de Saúde poderia ser o médico Matilvani Moreira, acabou se confirmando na tarde desta terça-feira (3), pelo prefeito eleito, Reinaldo Cardoso (MDB).

Com vasta experiência na área, Matilvani Moreira, sócio proprietário da Clínica Cambuí, diretor da Unimed e ex-diretor do Hospital Ana Fiorillo Menarim, além de também ter atuado como Assessor Especial em Saúde da Prefeitura de Carambeí, o que reforça sua credibilidade para o cargo, aceitou o convite.

Em entrevista exclusiva, Dr. Matilvani compartilhou os desafios e suas motivações para assumir a pasta, além de apresentar um plano para transformar a saúde de Castro, com foco especial em humanização e atendimento eficiente.

Segundo o futuro secretário, a decisão de aceitar o convite envolveu um longo diálogo com o prefeito eleito. “É um cargo de grande exposição política, e isso me fez refletir. No entanto, Dr. Reinaldo me deu liberdade para a formação da equipe da Secretaria de Saúde. Esse voto de confiança foi decisivo para que eu aceitasse o desafio de trabalhar por melhorias na saúde pública de Castro”, afirmou Matilvani.

Para ele, a motivação principal é atender aqueles que mais necessitam. “Assim como o Dr. Reinaldo, eu gosto de ajudar as pessoas. Nossa atenção será voltada para aqueles que têm menos recursos e mais necessidades. É isso que me move a assumir essa missão”, destacou.


Questionado sobre como conciliar suas funções no setor privado, que abrange a Unimed e sua Clínica Cambuí com as demandas da Secretaria, Matilvani afirmou que ajustou sua rotina e conta com o apoio de sua equipe. “Conversei com a Unimed, para eles não tem problema nenhum em eu ser secretário. Em relação a clínica, conversei com minha equipe, eles vão me ajudar para que eu possa dedicar meu tempo extra, até sacrificando momentos de lazer, para cumprir essa missão com excelência”, explicou.

O futuro secretário pretende se reunir com a atual secretária, Maria Lídia Kravutchke, para alinhar a transição. “Não faremos mudanças bruscas, mas ajustes necessários. Respeitamos o trabalho realizado até aqui e vamos trabalhar para dar continuidade ao que está funcionando bem, além de implementar melhorias.”

Sobre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), alvo frequente de críticas, Dr. Matilvani pretende iniciar mudanças imediatas. “Vamos colocar uma assistente social e, em seguida, um psicólogo, para melhorar o atendimento e a humanização na unidade. Teremos o Robson Xavier [Ex-Chefe da Terceira Regional de Saúde] como secretário adjunto, e a equipe será formada por profissionais de carreira, com continuidade para quem já está desempenhando um bom trabalho”, cita o novo secretário que destacou que um funcionário comissionado da atual gestão, que desenvolve um bom trabalho vai permanecer na equipe da nova gestão.

Um ponto de destaque será a criação de um programa de transporte para pacientes que precisam de tratamentos como hemodiálise, que em alguns casos necessitam percorrer mais de 50 quilômetros vindo do interior do município para atendimento na cidade. “Somente quem já precisou percorrer longas distâncias para esses procedimentos sabe como é difícil. Vamos dar atenção especial a essas pessoas”, afirmou emocionado.


O orçamento anual da saúde em Castro será de R$ 75 milhões, o que, segundo o secretário, será administrado com responsabilidade e eficiência. “Talvez não possamos fazer tudo o que sonhamos, mas cada centavo será investido em melhorias para atender quem mais precisa, sempre com uma gestão transparente e eficaz.”

Para Matilvani, o modelo de secretário ideal é aquele que combina competência técnica com sensibilidade humana. “Precisamos estar atentos às necessidades das pessoas mais vulneráveis. Meu compromisso é trabalhar para atender quem pode menos e precisa mais”, finaliza.

Participe do grupo de WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!