Da Assessoria
Ponta Grossa – A Guarda Civil Municipal (GCM de Ponta Grossa) localizou, na madrugada de segunda-feira (25), um veículo furtado na região da Vila Nova, no bairro Estrela. A situação contou com o suporte da Muralha Digital, sistema de monitoramento do Município em fase final de implantação, mas que já tem demonstrado resultados sólidos no combate à criminalidade.
De acordo com a secretária municipal de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, com as informações colhidas através das imagens de monitoramento, os agentes conseguiram encontrar o veículo e realizar a prisão de duas pessoas envolvidas no caso.
“A Muralha Digital é um grande avanço para a segurança pública da nossa cidade e já tem trazido muitos resultados positivos na proteção da comunidade”, declara a secretária. Ela ainda aponta que o sistema deve ficar mais robusto no decorrer das próximas semanas, ampliando a articulação das forças de segurança que atuam no Município.
“Estamos finalizando o processo de implantação da Muralha e a construção da nova sala da Central de Operações da Guarda Civil Municipal, que passará a ser um Centro Integrado de Operações em Segurança Pública. Com isso, conseguiremos reforçar a atuação das nossas equipes, a troca de informações com outras forças e ampliar a agilidade nas ações desenvolvidas”, completa Tânia.
De acordo com o comandante da GCM, Alessandro de Macedo, o uso da tecnologia é um grande diferencial na atuação da instituição e contribui para uma melhoria significativa na atuação das equipes.
“O emprego de ferramentas como a Muralha Digital permite a identificação de ações suspeitas e a localização de indivíduos e veículos de forma muito mais rápida e precisa, tornando o emprego da nossa estrutura e dos nossos agentes de maneira direcionada e aumentando a taxa de sucesso em nossas ações”, comenta.
Entenda o caso
De acordo com relatório da GCM, a situação foi registrada por volta da 1 hora e contou com a atuação de agentes da Central de Operações (COGM) do Grupamento de Ações Táticas (GAT) da Guarda Municipal.
Segundo informações, o veículo Renault Logan foi flagrado pelas câmeras enquanto trafegava por uma das ruas da região Central. Constatada a situação, a Central de Operações acionou os agentes do GAT, que localizaram o veículo estacionado na região da Vila Nova. Ao lado do automóvel estavam dois homens, um de 23 e outro de 37 anos, segurando um estepe e um macaco.
Diante da situação, foi realizada a abordagem dos suspeitos. Um dos homens relatou para os guardas que havia encontrado o veículo parado na Praça Barão de Guaraúna com a chave na ignição. Já o outro rapaz, afirmou que havia pego uma carona e que iria ajudar a vender os objetos que estavam em suas mãos.
Como as informações repassadas pelos suspeitos contradiziam os fatos verificados pelas equipes durante a averiguação da ocorrência, foi dada voz de prisão aos dois homens, que foram encaminhados para a delegacia para as providências cabíveis.
Participe do grupo de WhatsApp do PáginaUm news e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.