Da Redação
Após negociações da Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo (Abramilho) com a China, o país anunciou a abertura de mercado para o sorgo brasileiro. O presidente da entidade, Paulo Antonio Pusch Bertolini, explica que a missão liderada pela Abramilho ao país asiático, na semana passada, teve impacto nas negociações.
O presidente Augusto Luís Billi, do Departamento de Negociações Não-Tributárias e Sustentabilidade, em documento encaminhado à própria Abramilho, descreveu “a satisfação de informar que autoridades brasileiras e chinesas assinaram o Protocolo sobre Requisitos Fitossanitários para a Exportação de Sorgo do Brasil para china. Com essa conquista, o total de aberturas de mercado alcança 280 durante a atual gestão sendo 202 realizadas apenas em 2024. Desde o início desta gestão, alcançamos 281 novas aberturas de mercado. Essas conquistas, viabilizadas por meio de sólidas relações diplomáticas e excelência em defesa agropecuária, fortalecem a presença do agronegócio brasileiro no cenário internacional, contribuindo significativamente para a geração de emprego e renda em todo o território nacional. Desejamos aos vossos associados muito sucesso nas oportunidades comerciais que se apresentam no mercado chinês e, desde já, colocamos a adidância agrícola em Pequim à disposição para fornecer informações e apoio às iniciativas de prospecção e promoção comercial”.
A delegação que esteve na China foi composta pela senadora e ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina; pelo deputado federal Sérgio Souza, e por entidades do setor agrícola, como Embrapa, Sistema CNA Senar, Aprosoja Brasil, ANEC – Associação Nacional dos Exportadores de Cereais, o Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC) e Bayer.
Participe do grupo de WhatsApp do PáginaUm news e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.