Aluno de Carambeí se destaca na 29ª edição do Programa Agrinho
Da Redação
Pinhais – Uma grande celebração marcou, nesta segunda-feira (4), o encerramento da 29ª edição do Programa Agrinho, maior iniciativa de responsabilidade social do Sistema FAEP, reunindo mais de 4 mil pessoas no ExpoTrade Convention Center, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O evento, que celebrou as conquistas do programa, contou com a presença de alunos, pais, educadores de diversas regiões do Paraná e autoridades que reforçaram a importância do Agrinho para o fortalecimento da educação no estado.
Com o tema “Agrinho: do campo à cidade, colhendo oportunidades”, o programa trouxe uma abordagem pedagógica inovadora ao longo do ano, aplicada nas redes pública e privada de ensino em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) e outras entidades. A iniciativa promoveu princípios de colaboração, interdisciplinaridade e pesquisa, envolvendo mais de 1,3 milhão de estudantes e alcançando 3.741 escolas estaduais, municipais, particulares, colégios agrícolas e Apaes.
Em uma cerimônia que também foi marcada por conquistas regionais, o município de Carambeí se destacou com o aluno Marconi Gomes e a professora Rosane Meijer, da Escola Evangélica de Carambei, que conquistaram o primeiro lugar no Agrinho Paraná na categoria de redações para o 8º ano de escolas particulares.
Nesta edição, o Agrinho estabeleceu um recorde com 2.578 premiados, incluindo mais de 658,1 mil inscrições no Concurso Agrinho e 551,6 mil participações na categoria Redação Paraná. Além disso, a iniciativa vem inovando com novas categorias que refletem as demandas atuais, como Robótica, AgroRobótica e Programação, que ampliam as possibilidades de aprendizado para os estudantes.
O presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, anfitrião do evento, destacou o alcance e a relevância do programa para o desenvolvimento da agropecuária e das futuras gerações. Já o vice-governador do Paraná, Darci Piana, destacou a importância do Agrinho na disseminação de práticas sustentáveis entre estudantes e comemorou a expansão do programa para outros cinco estados – Goiás, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rondônia e Ceará –, onde beneficia cerca de 3,7 milhões de participantes anualmente. “O Agrinho tem sido decisivo para consolidar conceitos sustentáveis e é o melhor programa do agronegócio no país”, afirmou Piana, homenageado ao lado de outras autoridades com uma placa de reconhecimento.
Celebração e Conquistas
A festa começou cedo, com a chegada de 72 ônibus que trouxeram os participantes ao ExpoTrade. Recepcionados pelos personagens-símbolo do programa – Agrinho, Aninha e Nando –, alunos e professores puderam registrar o momento em fotos. Após a abertura oficial, a programação seguiu com um espetáculo da Sista Produções Artísticas, uma adaptação do musical “The Greatest Showman”, com direito a música, dança e performances circenses, que emocionou os presentes.
A cerimônia foi finalizada com a premiação dos vencedores nas diversas categorias, entregando quase 2,6 mil prêmios, incluindo celulares, tablets, chromebooks, notebooks, projetores multimídia e, para as vencedoras da categoria Experiência Pedagógica, três carros.
O Agrinho, que cresce em alcance e relevância a cada ano, encerra sua 29ª edição reafirmando seu compromisso com a educação e a sustentabilidade, deixando um impacto positivo não apenas no Paraná, mas em outros estados brasileiros que hoje também adotam o programa em suas redes de ensino.
Participe do grupo de WhatsApp do PáginaUm news e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.