Da Assessoria*
Cemitérios de várias cidades da região dos Campos Gerais vão ter missas do dia de Finados, neste sábado (2). Há cemitério que pode chegar a receber aproximadamente 40 mil pessoas.
“É esta a vontade de quem me enviou: que eu não perca nenhum dos que Ele me deu, mas que eu os ressuscite no último dia” (Jo 6,39). O versículo bíblico, que atesta a fé na ressurreição pregada pela Igreja Católica, se destaca na postagem sobre Finados da Paróquia São Judas Tadeu, de Castro. Na, data em que a Igreja celebra os fiéis defuntos, reflexão e preces nos cemitérios, paróquias e capelas, acontecerão por toda a Diocese, “em homenagem aos que não estão mais entre nós, mas permanecem em nossas orações”, como lembra o post preparado pela Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Tibagi.
O Dia de Finados não é para ser um dia de tristeza ou de desânimo, mas um dia de saudade, para lembrarmos com carinho daqueles que já se foram e rezarmos por eles. E, por essa crença, todos os anos milhares de pessoas visitam os cemitérios. No Cemitério Parque Jardim Paraíso, que é administrado pela Diocese de Ponta Grossa, calcula-se que aproximadamente 40 mil pessoas passem pelo campo santo no dia. Estão previstas celebrações pelos fiéis defuntos em diferentes cemitérios de Ponta Grossa e também em outras cidades da Diocese. O bispo Dom Bruno Elizeu Versari, pela primeira vez, rezará missa, às 10 horas, no Cemitério Parque Jardim Paraíso, onde acontecerá ainda celebração às 15 horas, com o diretor-presidente do cemitério e vigário geral, padre Jaime Rossa.
O cemitério parque abrirá das 7 às 18 horas. O setor administrativo começará a funcionar às 8 horas, seguindo até às 17h30min. Haverá atendimento de confissões das 9 às 17h30, oferta de conversas com a psicóloga Inês Grochowski, além da Missão de Escuta, com diáconos e integrantes da Comunidade Católica Shalom e da Rede Jovem das Células da Paróquia Santa Rita de Cássia. A partir das 8 horas, funcionarão horários especiais de ônibus do transporte coletivo, levando os visitantes até o interior do cemitério. Ocorrerá ainda venda de flores, suporte e velas.
Em Ponta Grossa, as paróquias que têm campos santos em seus territórios terão ali missas neste dia 2. Na Paróquia São Sebastião/Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, padre Roberval Mülhstedt vai celebrar missa no Cemitério São Sebastião, às 9 horas. Caso chova a missa será transferida pela matriz. Na São Pedro Apóstolo, haverá celebração às 8 e 15 horas, no Cemitério Chapada, e, às 9 horas, nos Cemitérios Gertrudes e Taquari. Territórios da Paróquia São Francisco, nos cemitérios do distrito de Uvaia e no da Chapada a missa será às 8 horas.
Na cripta da Paróquia/Catedral Sant’Ana, as celebrações acontecerão nesta sexta-feira (1º), às 18 horas, e, no dia seguinte, às 11 horas. Em boa parte das paróquias as missas seguirão os horários de domingo.
Em Castro, a Paróquia São Judas Tadeu agendou missa às 8h30, no cemitério da comunidade Rio Abaixo; às 10 horas, em Guararema, Pereiras e no Cemitério Frei Mathias e, às 14 horas, em Agostinhos e Pedras. Em caso de chuva forte, as celebrações serão canceladas. Na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, a missa está programada para às 8 horas, no Cemitério Nossa Senhora do Rosário, na Vila Rio Branco.
Em Tibagi, a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios realizará celebração no Cemitério Municipal, às 8, 10 e 12 horas. Em caso de mau tempo, as missas serão na matriz.
*Com Redação