Empresas dos Campos Gerais ganham destaque entre as maiores do Sul do Brasil

0 112

Da redação

Cinco empresas com sede nos Campos Gerais figuram entre as 500 Maiores do Sul do Brasil, segunda a 34ª edição do ranking 500 Maiores do Sul 2024. A Klabin, com sede em Telêmaco Borba, se manteve na sétima posição geral, consolidando sua posição de destaque desde 2022. Já a Frísia Cooperativa Agroindustrial, sediada em Carambeí, avançou duas posições em relação ao ano anterior e agora ocupa o 43º lugar.

A Cooperativa Castrolanda, de Castro, recuou levemente e figura na 49ª posição, após estar em 43º lugar no levantamento anterior. A Capal, de Arapoti, também registrou uma queda, passando do 71º para o 74º lugar, mas continua entre as 100 maiores empresas do Sul. A Arauco Florestal Arapoti S/A, outra empresa de Arapoti, fecha a lista da região na 84ª posição.

Desempenho no ranking estadual

No Paraná, a Klabin é a terceira maior empresa, ficando atrás apenas da Copel e da Coamo. A Frísia avançou para a 15ª posição, enquanto a Castrolanda caiu para o 18º lugar. A Capal recuperou uma posição, ocupando agora o 28º lugar no ranking estadual, e o Arauco avançou duas posições, subindo para a 32ª.

O avanço do PIB paranaense, que cresceu 5,8% em 2023, impulsionado principalmente pelo setor agropecuário, reflete o dinamismo da economia regional. O estado tem se destacado com um crescimento duas vezes superior à média nacional, e o desempenho das cooperativas de produção, como a Coamo – a maior cooperativa da América Latina – tem sido um dos motores desse progresso.

Ponta Grossa
O município também marca presença no ranking, com oito empresas entre as maiores do Sul do Brasil. São elas: Banco Paccar (148ª), Grupo Madero (171ª), Ibema Cia Brasileira de Papel (219ª), Mercadomóveis (250ª), LP Brasil OSB Ind. , Unimed Ponta Grossa (413ª) e Expresso Princesa dos Campos S/A (446ª).

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!