Candidatas de Ponta Grossa assinam ‘Pacto Eleições 2024 no Caminho da Paz – Segundo Turno’

0 361

Da Assessoria*

Ponta Grossa – As candidatas à Prefeitura de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (UNIÃO) e Mabel Canto (PSDB), se reuniram, na manhã de quinta-feira (10), no Fórum Eleitoral do município, para assinatura do ‘Pacto Eleições 2024 no Caminho da Paz – Segundo Turno’. A iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) tem os seguintes objetivos:

1 – Garantir às eleitoras e aos eleitores a realização de eleições seguras, sem desinformação ou violência de qualquer natureza;

2 – Incentivar a cultura da paz, do diálogo e do respeito no debate político, inclusive na internet e nas redes sociais.

Além das candidatas, compuseram a mesa de honra do evento o juiz da 14ª Zona Eleitoral (ZE), doutor Gilberto Romero Perioto; o juiz da 139ª ZE, doutor Antonio Acir Hrycyna; a promotora da 14ª ZE, doutora Eliane Miyamoto Fortes; e o promotor da 15ª ZE, doutor Antonio Juliano Souza Albanez. 

Também estiveram presentes o ex-membro da Corte do TRE-PR, doutor Roberto Ribas Tavarnaro; o chefe do Cartório da 14ª ZE, Júnior César Borges; a chefe do Cartório da 139ª ZE, Tatyellen Pitlovanciv; as servidoras Ana Carolina Molinari Farago e Cristiane Kaminoski de Souza; os servidores Daniel Fernandes Wendler e Flavio Miyamoto Inoue; e o colaborador Alisson Roger da Silva Rodrigues.

Entidades

Acompanharam o encontro representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Ponta Grossa, do Ministério Público, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio/PR), do Portal aRede, do partido Cidadania e da coligação Muda Ponta Grossa.

Participaram ainda da solenidade a Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (SINDUEPG), a TV Educativa (TVE) da UEPG, a APP Sindicato – Núcleo Sindical de Ponta Grossa, Associação Ericson John Duarte (EJD/UEPG),  Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (ANOREG-PR), o Projeto Combate à Desinformação da UEPG, o Diretório Central de Estudantes (DCE) da UEPG e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Massas, Laticínios, Carnes e Derivados e Alimentação de Ponta Grossa (STIMLACA).

Segundo turno

O eleitorado de Ponta Grossa, assim como o de Curitiba e o de Londrina, deverá voltar às urnas no dia 27 de outubro para definir quem serão seus representantes ao cargo de prefeito e vice-prefeito. No município, há 259.463 eleitoras e eleitores, dos quais 197.250 (76,02%) votaram no primeiro turno do pleito, realizado no domingo (6).

Conforme previsto na Lei n° 9.504/1997, municípios com mais de 200 mil eleitoras e eleitores estão aptos a receber segundo turno nas eleições municipais, caso nenhum candidato obtenha mais da metade dos votos válidos. No Paraná, havia outras quatro cidades com essa possibilidade (Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá e São José dos Pinhais).

*Com Redação

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!