Lideranças alinham criação de agência de desenvolvimento do PR Produtivo na região

0 111

Da assessoria

Ponta Grossa – Os Campos Gerais poderão contar com uma nova agência de desenvolvimento vinculada ao programa Paraná Produtivo em breve. A execução do projeto será tema de uma nova reunião marcada para a próxima segunda-feira (14), de maneira remota. Na oportunidade, será debatido o modelo mais viável conforme a realidade da região.

A criação das agências, que seriam instituídas como pessoa jurídica, com CNPJ, será seguida à declaração delas como de utilidade pública, para que possam receber recursos do Estado – previstos no valor de R$ 500 mil – voltados a projetos de desenvolvimento. A deliberação para a criação das agências ocorreu ainda no mês de agosto, em reunião promovida pelo Governo do Estado.

A primeira discussão acerca da implementação da agência nos Campos Gerais ocorreu no último mês, durante encontro do Conselho Gestor Regional do PR Produtivo – Região 8, que engloba os municípios que compõem a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). Na ocasião, foi levantada também a possibilidade de descentralizar ações entre outras agências de desenvolvimento já existentes na região.

Debate e planejamento

A coordenadora executiva da Região 8, Katiane Pires, explica que o intuito da reunião desta segunda-feira é abrir o debate para a região, junto aos representantes do programa, a fim de definir qual modelo de execução seria o mais adequado para a implementação da agência.

Para o presidente da Região 8 do PR Produtivo e prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, a iniciativa representa um importante passo para a consolidação de ações do programa na região. “Queremos fazer dos Campos Gerais uma região ainda mais forte e desenvolvida, e o programa ‘Paraná Produtivo’ nos garante essa oportunidade, sempre com a premissa de dar voz aos municípios. É necessário que exista um planejamento muito bem feito nesse sentido”, destacou.

Conheça o programa

Além da definição de áreas, obras e setores que devem ser priorizados pelo planejamento estadual, o programa tem como objetivo fornecer informações, metodologias e ferramentas para o desenvolvimento das regiões do Estado, integrando agentes locais, governamentais, privados e políticas públicas estaduais. Na primeira fase do programa, que abrangeu oito regiões com 202 municípios, foram elencadas 750 ações prioritárias, que já guiaram parte do Plano Plurianual (PPA) do Estado.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!