Da Assessoria
Os jovens aprendizes da Casa da Criança e do Adolescente Pe. Marcello Quilici, filial de Castro, receberam alunos do 9º ano do Colégio Estadual Pe. Antônio e Marcos Cavanis, do Colégio Estadual Pe. Nicolau Baltazar, usuários do Centro Municipal da Juventude e usuários da própria Casa da Criança e do Adolescente, que participaram do Programa QualifiCavanis para a 1ª Feira do Empreendedor Cavanis.
O módulo de ‘Empreendedorismo’ faz parte da grade de assuntos teóricos do Programa de Aprendizagem Profissional em Serviços Administrativos. Sendo assim, a feira oportunizou que as atividades fossem trabalhadas de forma prática, reunindo todas as turmas, sendo: H, I, J, K e L, visando criar uma “Feira Imersiva”, onde os participantes pudessem conhecer algumas habilidades e competências necessárias ao empreendedorismo e estimular o desenvolvimento dessas habilidades nos alunos que visitavam a feira.
Ao todo foram criados 7 blocos a serem visitados: Bloco da Criatividade, Bloco da Modelagem de Negócios, Bloco da Gameficação, Bloco Corporativo, Bloco da Troca Solidária, Bloco do Perfil Empreendedor e Bloco da Logística, além de uma área de jogos de tabuleiros. Tudo foi desenvolvido por cada equipe, como: decoração, metodologias de como apresentar o tema, dinâmicas e lembrancinhas. Destaca-se que no Bloco de Gameficação, o instrutor de cursos, professor Vinícius Gabriel, com o aprendiz Lucas, criaram do princípio um jogo específico para a Feira, acordando a questão da tomada de decisões e estratégias.
Ao chegar na Feira, o visitante foi recebido na área de credenciamento, onde obtinha as principais orientações e seu ‘Caminho do Empreendedorismo’ em forma de mapa da feira, ou seja, qual a sua sequência de visitação. A cada visitação recebia um adesivo que, ao completar aquele passo e em determinados momentos, recebia moedas que foram criadas para a feira. A moeda foi denominada de Cavanium, Cava-de Cavanis e nium-moeda preciosa. A moeda Cavanium de Bronze poderia ser trocada por um vale suco, já a Cavanium de Prata valia uma pipoca, a Cavanium de Ouro correspondia a um algodão-doce e, por fim, a Cavanium de Platina poderia ser trocada pelo alimento que fosse de seu interesse.
“Tentamos trazer o conceito de sustentabilidade para o empreendedorismo, portanto, o aluno trazia um quilo de alimento não perecível e podia trocar por um objeto do” Bloco da Troca Solidária” que fosse do seu interesse, como: roupas, sapatos, acessório, livros, todos usados, mas em ótimo estado” explicou a instrutora de cursos, Prof.ᵃ Kátia de Ianke de Castro.
A feira, além de ensinar os aprendizes sobre o tema empreendedorismo, acabou trabalhando conceitos muito importantes e totalmente de forma prática, dos quais: trabalho em equipe, liderança, empatia, responsabilidade e inteligência emocional.