Da Redação
A reportagem do Página Um News recebeu nos últimos dias informações sobre um possível corte ilegal de árvores na divisa dos bairros São Miguel e Cantagalo 2, em Castro. Os cortes teriam ocorrido às margens de um riacho, especificamente entre as ruas Juarez Rupel e Professor Léo Zappe.
Em busca de esclarecimentos, tentou-se contato com o Instituto Água e Terra (IAT), que informou que uma equipe da Regional de Ponta Grossa enviou um técnico ao local para investigar a situação. Na tarde de quinta-feira (26), foi observado a situação, porém não havia ninguém na obra. Uma máquina possivelmente do poder público estaria parada também. Devido não ter havido o flagrante, não foi embargada naquele momento. A expectativa agora é que a Polícia Militar Ambiental aja e atue os responsáveis pelo corte. Ainda foi constatada a instalação de manilhas pluviais, e confirmado que não teria licenciamento ambiental.
A reportagem também buscou informações de autoridades técnicas da pasta responsável (Infraestrutura e Meio Ambiente), mas não obteve resposta.
A situação gerou revolta entre os moradores da região, que afirmam que a vegetação afetada é nativa e que, segundo informações, ali existe uma nascente que pode ser propriedade estadual, exigindo proteção de 50 metros de cada lado, conforme a legislação ambiental.
O Página Um News continuará acompanhando o caso e manterá a comunidade informada sobre qualquer nova informação a respeito da situação e das medidas que serão tomadas para proteger a área.