Da Redação
Carambeí – Foi sancionada pela prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, a Lei nº 1549/2024, que estabelece a Política Municipal de Mobilidade Urbana. A nova legislação visa promover um acesso amplo e democrático ao espaço urbano, priorizando o transporte coletivo e os meios não motorizados.
A lei define mobilidade urbana como o conjunto de deslocamentos de pessoas e bens, levando em conta as necessidades de acesso à cidade. Entre os principais objetivos, está a promoção de uma mobilidade sustentável e inclusiva, com diretrizes que incluem a priorização de deslocamentos a pé, o desenvolvimento do sistema de transporte coletivo e a criação de medidas que desestimulem o uso de automóveis.
A Política Municipal de Mobilidade Urbana também estabelece princípios como a universalidade do direito de se deslocar, a acessibilidade para pessoas com deficiência e a segurança nos deslocamentos. O plano diretor que acompanhará essa política contemplará áreas de acesso controlado, espaços para estacionamentos dissuasórios e medidas para favorecer ciclistas e pedestres.