Homenagem ao poeta Reinoldo Atem reunirá escritores e familiares em Curitiba

0 303

Da Assessoria

Curitiba- A homenagem ao poeta Reinoldo Atem, falecido em 12 de julho deste ano, reunirá um grupo de poetas, amigos e familiares do publicitário e poeta Reinoldo, os chamados poetamigos, na expressão cunhada por poeta Hamilton Faria. Os poetamigos estarão reunidos naquele que foi o espaço usualmente frequentado pelo poeta por boa parte de sua vida, o Bife Sujo, no Centro de Curitiba. O sócio-proprietário do restaurante, Cesar Antônio Wisnievski, cedeu o espaço para que a homenagem possa acontecer, e é grande incentivador do ilustre amigo e frequentador assíduo do bar.

Para lembrar Reinoldo e sua obra, seus filhos Guilherme, Lou e Jacy Atem farão breve homenagem ao pai e lerão poemas dele. O poeta Antonio Thadeu Wojciechowski  e os poetas coordenadores do evento Hamilton Faria, Marise Manoel e Paulo Venturelli trarão  depoimentos sobre os projetos que produziram juntos ao longo dos anos de companheirismo, com a leitura de poemas escolhidos. Os escritores e poetas Nilson Monteiro e Zeca Corrêa Leite levarão suas contribuições para lembrar a caminhada comum. Os músicos Hilton Barcelos, Marcos Rolim e Guego Favetti apresentarão algumas canções feitas em parceria com o poeta Reinoldo. Amigo de uma vida toda, o professor Sérgio Faria levará sua contribuição, apresentando recortes de poemas do autor. Toni Urban, amigo de convivência estreita com o poeta, sobretudo nos últimos anos, falará da cumplicidade política e fraternal que viveu com Reinoldo Atem.

Poeta de expressão literária e artística, reinventor do mundo pelas palavras, o trabalho poético de Reinoldo Atem inscreve seu nome entre os grandes da poesia paranaense.  

O autor

Reinoldo Atem aportou no Paraná ainda criança, vindo com seus pais do Piauí, onde nasceu em 1950. Falecido recentemente, em 12 de julho de 2024, o poeta nos oferece um legado de extensa participação no jornalismo cultural e na literatura. Suas realizações incluem a fundação da Cooperativa de Escritores do Paraná, participação em inúmeras coletâneas de poesias, edição e publicação de revistas de literatura e cultura, livros de prosa e de poemas publicados. Reinoldo também se destacou nas áreas da publicidade, com olhar certeiro e traço próprio, e da música, compondo letras e melodias em parcerias com artistas e músicos paranaenses.

Obras

Dia de Trabalho – poemas, 1974, edição do autor, Curitiba.

4 Poetas – poemas, 1976, coletânea, Editora Cooperativa de Escritores, Curitiba.

Tempos – poemas, 1978, coletânea, Editora Pindaíba, São Paulo.

Sala 17 – poemas, 1978, coletânea, Movimento Sala 17, Curitiba.

1971 – novela, 1978, primeira edição, Editora Beija-Flor, Curitiba.

Urbe Urge – poema, 1982, Edições ZéBlue, Curitiba.

Feiticeiro Inventor – poemas, 1986, antologia, Editora Criar, Curitiba;

O Sopro de Tudo – poema, 1991, Edição ÍMÃ Publicidade, Curitiba.

O Aprendizado da Vida – poemas, 1997, Edição ÍMÃ Publicidade, Curitiba.

Sob o Céu do País – poemas, 1999, Edição ÍMÃ Publicidade, Curitiba.

Aquarelas Marinhas – relatos de viagem, 2008, edição do autor, Curitiba.

1971, no auge da repressão – novela, 2014, segunda edição, Editora InVERSO, Curitiba.

Blog POETA NA CIDADE – dez edições, link

http://www.reinoldoatem.blogspot.com.br

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!