Emerson Teixeira
Em clima de grande expectativa e preparação, o Agroleite 2024 se aproxima, prometendo mais uma edição memorável do tradicional Torneio Leiteiro. A coordenadora do evento, Aline Milani Fillus, detalhou os preparativos intensivos que antecedem os quatro dias de competição, durante os quais os animais passam por onze ordenhas rigorosamente monitoradas.
“Estamos no parque, nos preparativos, faz uma semana, mas os preparadores, na fazenda com os animais, começam uns dois meses antes do evento”, explica Aline.
O Agroleite é, sem dúvida, um momento de grande importância para os produtores e suas estrelas leiteiras, onde a eficiência biológica e a capacidade de produção são rigorosamente avaliadas.
O destaque do torneio em 2023 foi a vaca Harm Matty Kingboy, do produtor Lucas Rabbers, que conquistou o título de grande campeã ao atingir média de 107,46 kg de leite por dia, estabelecendo um novo recorde histórico do evento. “O torneio leiteiro tem por objetivo expressar a capacidade de produção dos animais, e busca a mais perfeita interação de fatores como: genética, nutrição, condições ideais de manejo e conforto que permitem a interação entre o animal e preparador”, pontua Fillus.
Para a edição de 2024, a competição será aberta a todos os bovinos leiteiros que cumprirem os requisitos do regulamento, incluindo a ausência de resíduos de medicamentos em sua produção. As categorias são divididas entre maior produção vaca jovem, maior produção vaca adulta e produção por aproximação. “Temos um controle rigoroso dentro do Agroleite de antibióticos e inibidores. É importante frisar que as vacas que participam do torneio leiteiro têm uma excelente condição de manejo, de conforto, de genética”, enfatiza a coordenadora.
Os 12 animais inscritos nesta edição são provenientes de três expositores: Armando Carvalho, Luccas Rabbers e Fernando Sleutjes. “No total, serão 11 ordenhas, onde avaliamos três vezes ao dia o volume de leite produzido. Fazemos a média retirando o maior e o menor valor, e o animal com maior produção tem a premiação na sexta-feira, com o famoso banho de leite”, revela Aline.
Pista
Além dos participantes do torneio leiteiro, 481 animais de pista, incluindo as raças Jersey, Holandês Preto e Branco e Holandês Vermelho e Branco, também estarão presentes. Esses animais serão avaliados pela conformação ideal para os padrões de cada raça, abrangendo aspectos como força leiteira, conformação de úbere, membros e altura de garupa.
Os animais que competem na pista são julgados pela morfologia e não pela produção, oferecendo uma visão abrangente da excelência genética e de manejo presente no evento.