Da assessoria
Ponta Grossa – A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), realiza no início desta semana no Campus Centro a campanha “A UEPG está de Olho no Assédio”.
Na noite desta segunda-feira (29) e manhã e tarde de terça (30) será realizada uma ação nas salas de aula com orientações sobre o combate ao assédio no contexto universitário e divulgação do Canal Escuta Gênero e Diversidade da Prae e da Ouvidoria da UEPG com a ajuda de diversos estudantes que vão distribuir materiais informativos nas salas.
De acordo com a diretora de Ações Afirmativas e Diversidade da Prae, Silmara Carneiro e Silva, o objetivo deste canal é viabilizar uma instância específica para acolher demandas referentes a assédio, importunação e demais atos potencialmente preconceituosos ou discriminatórios por razões socioeconômicas, político-ideológicas, étnicas, raciais, de gênero, sexualidade, religiosas, deficiências ou transtornos globais do desenvolvimento.
“O Canal de Escuta conta com a Pedagoga Iomara para os atendimentos e orientações, que serão realizadas sempre levando em considerações questões psicopedagógicas. Para apuração institucional da situação é necessário que o caso seja encaminhado para a Ouvidoria da UEPG para apuração da situação e aplicação das medidas institucionais cabíveis”, afirma Silmara.
Já na noite de terça-feira (30), a partir das 19 horas, no Auditório da Reitoria do Campus Centro, acontece uma palestra com a professora Marcela Teixeira Godoy, que vai falar sobre “Assédio Sexual nas IES”. Além disso, a Diretoria de Ações Afirmativas da PRAE e a Ouvidoria da UEPG também vão divulgar os canais oficiais de denúncia da Universidade. Os alunos que participarem terão direito a um certificado.
Segundo Silmara, para o atendimento o estudante pode entrar em contato pelo WhatsApp (42) 3220-3237 ou pelo e-mail [email protected], ou então presencialmente na Prae, que fica na Reitoria no Campus Uvaranas. “A campanha A UEPG está de Olho no Assédio é uma ação permanente que depende da participação e colaboração ativa de toda a comunidade universitária para que seja efetiva”, finaliza.
Além da Prae, a ação conta com o apoio dos Setores de Ciências Sociais Aplicadas (Secisa); de Ciências Jurídicas (Secijur); e de Ciências Humanas, Letras e Artes (Secihla); dos Centros Acadêmicos de Jornalismo, Direito, Letras, Comércio Exterior e estudantes de Serviço Social.