Da Redação
A linha de transporte coletivo que liga a cidade de Castro a localidade de Aparição, realizada pela Viação Cidade de Castro (VCC), será desligada em até três meses. O contrato entre a prefeitura do município e a empresa será interrompido após 90 dias do comunicado, ou seja, por volta de 9 de outubro.
A divulgação foi feita em Diário Oficial do Município de Castro, de segunda-feira (15). A linha de número 6 percorre em torno de 35 quilômetros por viajem, entre a saída da cidade até as proximidades do km 240 da PR-340. Importante via que passa ainda pela localidade do Fundão, o corte dela pegou de surpresa usuários desse transporte, que precisam se deslocar até a cidade por meio dos ônibus da VCC.
Serão 90 dias para a adaptação dos usuários a outro modelo de transporte que não seja esse.
Procurada pela reportagem, a VCC, por meio de sua assessoria jurídica, explicou em poucas palavras que a “baixíssima demanda não viabiliza o transporte”.
O transporte que será interrompido percorre a localidade as 7h30 e também as 17h30, conforme o que foi apurado pela reportagem, a preço de R$5 a passagem. O ponto alto de embarques e desembarques sempre acontece no Fundão, onde há maior número de pessoas residindo.
Enquanto os passageiros digerem essa notícia e esperam uma solução por parte da atual administração municipal, a revolta por parte da população local que necessita do transporte alcançou dezenas de visualizações em um post compartilhado no Facebook, cobrando explicações do poder público devido ao anúncio do desligamento da linha.
Por outro lado, não há uma resposta sobre outra concessão para quem precisa utilizar esse transporte público.
Uma outra linha, de outra empresa, que percorre a rota Castro a Tibagi, com horários diferentes, saindo da rodoviária de Castro duas vezes ao dia pode ser uma solução, desde que adaptada.