Entidades, Cooperativas e indústrias pedem
Emerson Teixeira
Em um movimento conjunto, entidades de classe, cooperativas, indústrias, transportadoras e empresas de diversos setores protocolaram um documento na Prefeitura de Castro solicitando alteração na elaboração do projeto de pavimentação da Estrada do Socavão, cujo edital não previa tráfego pesado de caminhões de nove eixos.
O ponto central do questionamento reside na retirada do compromisso, anteriormente assumido pela prefeitura, de realizar um projeto que suporte o tráfego de caminhões de nove eixos. Esse compromisso havia sido assumido publicamente por secretários municipais em diversas reuniões realizadas na sede da Cooperativa Castrolanda, com a participação de outras entidades envolvidas. O trecho da estrada é vital para a circulação de caminhões pesados, especialmente daqueles transportando madeiras, minérios, produtos e insumos agrícolas tanto originados naquela região como os que são destinados para ela.
Compromissos e mudanças
Durante as reuniões, a prefeitura havia garantido que o projeto atenderia às necessidades do tráfego pesado, uma tendência crescente em todo o Brasil devido às vantagens econômicas e ambientais dos caminhões de nove eixos. No entanto, a publicação do edital de contratação de uma empresa de engenharia esse requisito foi excluído. A preocupação é que esse trecho da estrada siga o mesmo padrão daquele que se iniciou no distrito de Socavão, que atende somente caminhões de menor capacidade de carga.
Além disso, o baixo valor do contrato, estimado em torno de R$ 99 mil, levanta preocupações sobre a qualidade e abrangência do estudo de tráfego que será realizado bem como do projeto de execução do pavimento, obras de arte, como viadutos e rotatórias que, para caminhões de nove eixos, tem outras exigências e padrões. “É um valor que parece baixo para um estudo de tamanha importância e impacto”, afirma um dos representantes das entidades signatárias. A licitação apresentava como limite do contrato o valor de R$ 651 mil.
Esclarecimentos
O documento foi protocolado tanto na Prefeitura de Castro como na empresa vencedora da licitação (Arkevia Engenharia, Construção e Consultoria Ltda) e assinado por uma ampla gama de entidades, incluindo o Sindicato Rural de Castro, o Sindicato Empresarial do Comércio de Castro, Cooperativas Castrolanda e União, além de empresas do município.
Nele, as entidades destacam o crescente aumento do tráfego de bitrens e rodotrens, caminhões de nove eixos que transportam matérias-primas, produtos agrícolas, minerais e madeira. Esses veículos são cada vez mais utilizados devido às suas vantagens, como menor custo de frete, menor consumo de combustível, menor emissão de poluentes e maior capacidade de carga. Além disso, devido à melhor distribuição da carga nos eixos dos veículos, há uma vantagem na conservação das vias pavimentadas.
Integração
A pavimentação da Estrada do Socavão é vista como uma parte crucial da integração com o Contorno Norte de Castro, uma via já preparada para o tráfego de bitrens e rodotrens. Essa integração é vital para conectar os Distritos Industriais 1 e 2, bem como a sede do município ao Distrito do Socavão, além de se conectar com a rodovia PR-151 e a PR-340, que também estão em processo de adequação para suportar o tráfego pesado.
Diante da importância econômica e logística da pavimentação adequada da Estrada do Socavão, as entidades solicitam que a empresa contratada e a prefeitura deem a devida atenção às demandas apresentadas, assegurando que o projeto contemple as necessidades de tráfego pesado e favoreça o crescimento econômico do município de Castro.
Manifesto
Entre os signatários do documento estão o Sindicato Rural de Castro, o Sindicato Empresarial de Castro, Castrolanda Cooperativa Agroindustrial Ltda, Cooperativa Agrícola União Castrense Ltda, Associação Comercial e Empresarial de Castro, Calpar Comércio de Calcário Ltda, Itatinga Calcário e Corretivos Ltda, Mineração Campo Verde Ltda, Itajara Minérios, Log Wood Extração e Comércio de Madeiras, Boomerang Transportes e Log Brasil Transporte e Logística Ltda.