Da Redação*
Através de portaria, foram homologados alguns projetos culturais que atendem aos requisitos estabelecidos pela Lei nº 8.313/91, Decreto nº 11.453/2023 e a Instrução Normativa vigente. Os projetos, agora, avançam para a fase de obtenção de doações e patrocínios.
Dentre os homologados, destaca-se o projeto intitulado “Patrimônio Desvendado: As Pinturas Rupestres da Escarpa Devoniana em Ponta Grossa”, de autoria de Henrique Simão Pontes.
O projeto, inserido na área de Patrimônio Cultural, visa realizar uma exposição fotográfica itinerante sobre as pinturas rupestres da área da Escarpa Devoniana. Essa exposição terá como objetivo revelar em detalhes os grafismos rupestres que se encontram desvanecidos pela ação do tempo. Utilizando técnicas atuais de realce de imagens, um conjunto de fotografias tratadas permitirá a visualização de desenhos antes irreconhecíveis.
Além da exposição física, o projeto prevê a disponibilização gratuita de livreto infantil e uma exposição virtual, como produtos de educação patrimonial secundários.
O valor aprovado para o projeto é de R$ 199.293,61, e o prazo de captação de recursos vai até 31 de dezembro de 2024.
*Com DOU