Da Assessoria
Ponta Grossa-
Nesta segunda-feira (22), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, acompanhou a totalização dos votos da 8ª edição do Projeto Eleitor do Futuro, em Ponta Grossa. Na mesma ocasião, as estudantes e os estudantes também foram diplomados como vereadores mirins.
A edição contou com a participação de 8500 estudantes de 20 escolas da região, dos quais 83 foram candidatas e candidatos. A iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) teve apoio da Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa, sob a titularidade da magistrada Noeli Salete Tavares Reback.
O estudante eleito representante da Escola Estadual Regente Feijó, Samuel Alan, agradeceu às colegas e aos colegas e destacou a importância do projeto. Para ele, a iniciativa é fundamental para que os jovens entendam que são importantes para a escolha dos representantes das suas cidades.
Presenças
Além do presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, e da juíza da Vara da Infância e da Juventude de Ponta Grossa, doutora Noeli Salete Tavares Reback, a mesa foi composta pelo juiz eleitoral da 14ª Zona Eleitoral de Ponta Grossa, doutor Gilberto Romero Perioto; pela prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt; pelo chefe do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, Luciana Aquiles Sleutjes; pelo doutor Manoel Pedro Ribas de Lima, representando a OAB-PR; pela defensora pública Ana Paula Costa Gamero Salem; e por Mateus Chociai, representando o presidente da Câmara Municipal de Vereadores.
Eleitor do Futuro
Desde 2017, a EJE-PR realiza o projeto Eleitor do Futuro em parceria com a Secretaria Municipal da Educação. O objetivo é promover a educação política dos estudantes, estimulando-os ao exercício da cidadania e do voto responsável, por meio de diversas atividades voltadas à aprendizagem da cidadania e da democracia.
Parlamento Jovem nas APAEs e na Apadevi
Depois de participar da diplomação dos eleitos, o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, na companhia da chefe da Seção de Educação para a Cidadania Política (SECP), Mary Natsue Ogawa, e do Soldado Cristiano João Camera, da Assessoria da Polícia Militar do TRE-PR, visitou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ponta Grossa e a Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual (Apadevi).
Na conversa com a diretora da APAE Ponta Grossa, Josneide Aparecida Kalempa Panazzolo, e com a diretora da Apadevi, Cilmara de Fátima Buss de Oliveira, o TRE-PR discutiu a implementação de um projeto piloto do Programa Parlamento Jovem nas instituições, que será desenvolvido no segundo semestre de 2024. A parceria entre as instituições também incentivará a participação das pessoas com deficiência e com síndrome de Down ativamente no processo eleitoral.