Vacinação começa na região

Vacinação começa na região

Cleucimara Santiago

Primeira dose da vacina contra covid-19, em Ponta Grossa, deverá ser aplicada na quarta-feira. A escolhida à receber a dose, por critérios técnicos, é uma enfermeira que trabalha na linha de frente no combate à doença, e é chamada de Terezinha.

A enfermeira Terezinha Pelinski da Silveira ajudou na organização da ala da Covid-19 do Hospital Universitário (HU-UEPG), atuou na linha de frente do combate à pandemia. Em julho do ano passado, causou comoção o fato de testar positivo para a covid-19 e ser internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do HU-UEPG. Ela teve alta e voltou dias depois para UTI por outros motivos, não relacionados a infecção por Covid. Ela deverá ser a primeira a receber a vacina em Ponta Grossa.

Na manhã de segunda-feira (18), foi grande a movimentação de veículos dos doze municípios atendidos pela 3ª Regional de Saúde para fazer a retirada dos insumos secos necessários para a vacinação, recebidos do Estado. Seringas, luvas, máscaras, carteiras de vacinação e todos os materiais necessários chegaram à Regional de Ponta Grossa, foram separados e encaminhados à cada uma das cidades.

Bem cedo, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, postou em suas redes sociais, fotos no Instituto Butantan em São Paulo com a bandeira do Paraná, com a seguinte legenda, “Viemos buscar as primeiras doses da vacina para o nosso Paraná”. Ele foi a São Paulo para participar, juntamente com outros governadores, da cerimônia de distribuição da CoronaVac, realizada pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

O Paraná receberá 242 mil doses na primeira remessa de vacinas da Coronavac. Elas foram carregadas no avião da FAB, com previsão de chegada na capital paranaense, no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, às 14 horas e distribuídas aos municípios pelos próximos dois dias.
Ratinho, em seguida, publicou ‘declaro aberta a campanha de vacinação contra o coronavírus no Paraná. A partir de hoje, escreveremos um novo futuro’. A primeira imunização no estado deve acontecer ainda nesta segunda-feira (18), às 17 horas, no Hospital do Trabalhador, em Curitiba.

É importante ressaltar que mesmo com o início da vacinação, as medidas de segurança, como uso de máscaras, álcool em gel, lavar as mãos, evitar aglomerações e manter distanciamento, devem ser mantidas.
Na primeira fase serão vacinados trabalhadores da saúde que aplicarão a vacina; funcionários e pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI); indígenas e trabalhadores que atuam em unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!