Da Asssessoria*
Começou na sexta-feira (16), em Castro, o roteiro das Via Sacras que irão acontecer a cada sexta-feira até a semana do Domingo de Ramos. Organizada pela Paróquia São Judas Tadeu, a celebração ganha as ruas do bairro Vila Santa Cruz, todos os anos neste tempo quaresmal. O trajeto teve início às 18h30, saindo da antiga pista da PR-151, no alto da Rua Iereni Malherbi Sinhori, com reflexões sobre as 14 estações, um caminho sagrado que nos permite refletir sobre a Paixão e Morte de Jesus Cristo. O percurso seguiu até à Matriz, onde encerrou com missa. A cada sexta-feira o trajeto se inicia em um ponto diferente do bairro. Em caso de chuva forte, a Via Sacra acontecerá dentro da igreja.
Na próxima sexta, as reflexões começam no mesmo horário (18h30), pela Rua Adolfo Gustavo Lesnau, também conhecido como Poço Grande. Nas semanas seguintes, a Via Sacra se inicia, de acordo com a secretária da paróquia, Erika Kawasaki, da empresa Empilhadeira Valenga, da TRR São José e da Casa da Criança e do Adolescente Padre Marcelo Quillici. Este ano, novo local – que ainda não está definido – irá compor o roteiro.
As 14 estações do caminho ficam sempre simbolizadas no portão de casas previamente determinadas. As leituras são feitas por pessoas da comunidade, com participação de sacerdote.
A Via-Sacra consiste em percorrer mentalmente ou fisicamente o caminho que Jesus percorreu carregando a cruz até o local da crucificação. Em latim, ‘Via Crucis’ significa o ‘caminho da cruz’. Segundo o Papa Francisco, deveríamos rezar a Via-Sacra porque: primeiro, ela nos ajuda a colocar a nossa confiança em Deus; segundo, ela nos mostra nosso lugar na história; terceiro, nos recorda que Jesus sofre conosco; quarto, nos convida à ação; quinto, nos ajuda a tomar decisão a favor de (ou contra) Jesus.
*Com Redação