Da Redação
Está passando por manutenção e restauro nesta semana o teto da igreja Matriz de Sant’ Ana, em Castro. As celebrações que aconteceriam entre os dias 17 e 19 de janeiro, não ocorrerão, voltando no sábado (20).
Em conversa com o padre Sandro Brandt, ele explicou sobre o que se refere a manutenção. De acordo com o pároco “estamos já desde o ano passado fazendo manutenção do estuque da Igreja matriz, seja o externo quanto o interno”. Brandt explica que este sistema de manejo é bastante complexo, pois alguns pontos estavam sofrendo infiltrações já alguns anos. “Primeiro eliminamos a infiltração e agora estamos trabalhando nos reparos e manutenção do estuque interno. A Igreja é uma construção bastante antiga e demanda muita manutenção”, descreve o pároco.
A medida é para amenizar os efeitos da corrosão do tempo, umidade e a infestação de cupins. “Demanda muito cuidado e atenção, sem falar no recurso financeiro que, diga-se de passagem é altíssimo”, finaliza o padre.
O local também é bastante visitado por turistas e viajantes, e guarda relíquias da Igreja Católica, além de sua arquitetura com órgãos, estilo europeu, da segunda parte do milênio passado.