Carambeí terá atendimento emergencial veterinário para pets
Da Redação*
Carambeí – Mais uma lei foi sancionada pela prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso.
A lei assinada na quarta-feira (13) dispõem do programa de atendimento emergencial veterinário para socorro de cães e gatos, com funcionamento 24 horas nos casos de animais em situação de rua que necessitem de atendimentos de emergência ou urgência.
O texto descreve que poderão ser incluídos nos atendimentos animais pertencentes a famílias de baixa renda, desde que devidamente inscritas no CadÚnico. Para atendimentos decorrentes de maus
tratos, será obrigatória a apresentação de Boletim de Ocorrências (BO) registrado nas unidades policiais, constando os dados da pessoa que socorreu o animal.
Além disso, fica autorizado o município a contratar clínicas particulares, desde que tenham profissional
veterinário cadastrados no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV do Paraná).
“Deverá a clínica particular contratada assegurar e fornecer local de internação e recuperação; dispor de toda estrutura necessária para atendimento da patologia ou situação de emergência /urgência, tais como medicações e materiais empregados no tratamento; Dispor de técnico responsável no CRMV”.
E mais, “por se tratar de serviço de emergência /urgência, após a estabilização do quadro clínico do animal, bem como, esterilizado e chipado, independentemente do sexo, e com recuperação necessária para o retorno social, será devolvido para o local em que fora resgatado”, finaliza a lei.
*Com Assessoria