Diretor da Cadeia Pública de Castro é homenageado em sessão da Câmara

0 55

São três anos à frente do comando da Cadeia Pública de Castro

Da Redação

Elerson de Lima marcou o seu nome definitivamente na história do Departamento Penitenciário (Deppen) do Estado, com o seu trabalho na unidade prisional da cidade, ao ser lembrado e homenageado na sessão da Câmara de quarta-feira (6).

A sessão começou às 16 horas, mas com a ausência de três parlamentares, com compromissos na cidade de Curitiba, justificaram suas ausências. Maurício Kusdra, Paulo Cesar Farias e Luiz Cezar Canha Ferreira participaram do encontro de vereança na capital.

Alguns projetos foram votados e aprovados, como o de autoria do vereador Rafael Rabbers, que dispõe sobre a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional e do Hino do Município de Castro, nas escolas públicas da rede municipal de ensino, entidades educacionais, subvencionadas ou conveniadas com o município. Mesmo com a aprovação, Rabbers não falou sobre essa matéria durante a votação.
Projeto, agora, segue para sanção do prefeito Alvaro Telles.

Homenagem

Elerson de Lima conduz a unidade prisional em Castro há três anos. Em conversa com a reportagem do Página Um News , mostrou gratidão à Deus e diz estar muito feliz. “É uma honra estar aqui, não esperava essa magna oportunidade. Esse momento é nobre para mim. Ressalto que havia dentro de mim um anseio de uma chamada para ser uma ferramenta na obra de Deus, entendi, e atendi o seu chamado para essa missão na Cadeia Pública de Castro”, revela.
Ele também explica que ser diretor de Cadeia Pública é renunciar muitas coisas da sua própria vida e viver de uma forma diferenciada; é ser o exemplo, na maneira de agir, na maneira de ser. “Não pretendo parar essa obra, ela tem muito ainda há ser realizada por nós aqui na cidade, cidade que me acolheu de braços abertos, e onde quero ter minha família”, explica Elerson de Lima.

O diretor agradeceu o vereador Gerson Sutil, autor dessa Moção de Congratulações, a família que “sempre está presente na minha vida, seja nas batalhas, nas decepções, nas alegrias e conquistas”, lembra.
Atualmente Elerson é noivo de Karina de Albuquerque Carvalho e de acordo com ele, fez gostar ainda mais da cidade. Ela é filha da ex-vice-prefeita, Maria Helena Albuquerque Carvalho.

Elerson não poupou palavras ao fim da entrevista. “Descubra quem é você, e seja essa pessoa. A sua alma foi colocada nesse mundo para ser isso, então viva essa verdade e todo resto virá”, finaliza.

Elerson de Lima

Policial Penal há 15 anos, foi combatente do Setor de Operações Especiais (SOE) por 6 anos, diretor da Cadeia Pública de Castro há 3 anos. É pós-graduado em Gestão de Pessoas, possui certificado em Gestão Estratégica com foco na administração pública, em Diálogo sobre a Lei Maria da Penha e certificado em Ética e Administração Pública.

Na capacitação Policial, realizou diversos cursos, como: Direitos Humanos e Cidadania; Operações Penitenciárias; Noções básicas de explosivos; Operações em Técnicas não Letais; Técnicas de uso de Tonfa;
Técnicas de Intervenção Tática; Técnicas de uso de Escudo; Balística; Imobilização Tática; Técnicas de Patrulha; Armamento e Tiro; Técnicas de contra Emboscada; Técnicas de Intervenção Tática Prisional; Gerenciamento de Crise; Teste de reação de líder; Brigadista SCI – Setor de Combate à Incêndio e atendimento pré-hospitalar em Combate.

Em suas ações à frente da Cadeia Pública de Castro, destacam-se parceria com a Acecastro, a revitalização estrutural da Cadeia Pública de Castro; estruturação de segurança na Cadeia; parceria com a Secretaria de Saúde – atendimento médico e odontológico semanal na unidade; parceria com a Defensoria Pública – sendo todos os apenados sem advogado constituído atendidos a cada dois meses; transferência de mais de 100 custodiados condenados para Penitenciária de Ponta Grossa; criação de setores de trabalho para os custodiados da cadeia, como barbearia, faxina, manutenção, lavanderia, horta, e artesanato.

Implantação de setores de trabalho em parceria com empresas privadas, onde o reeducando além de remição, recebe também um salário, exemplo padaria e cozinha. Padaria, o custodiado produz todos os pães da unidade, cozinha, o reeducando faz a comida dos guardas da unidade.

Parceria com a Igreja Matriz Santana, com a Igreja Perpétuo Socorro, onde o padre Cristiano conversa em particular com cada apenado, sendo feitas até confissões. Parceria com a UNP– Universal nos Presídios, onde o pastor faz até mesmo batismos na própria cadeia pública; implantação da remição pela leitura, em parceria com o Conselho da Comarca de Castro e também a inauguração de sala em parceria com a OAB, para que os advogados tenham um melhor espaço para atenderem seus clientes.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!