Da Redação
Ave considerada rara na região, o Urutau foi visto pelos alunos da Escola Municipal Professor José Antônio F. Telles – o Caic, na quinta-feira (5), e até hoje rende comentários.
A presença da ave aguçou a curiosidade de toda a comunidade e de acordo com o corpo docente da escola, vê-lo foi uma experiência incrível. Ele permaneceu boa parte do tempo em um poste de pouco mais de dois metros.
Para muitos alunos, foi a primeira vez que viram esse pássaro, de tamanha beleza. Para o professor Jefferson José Holm, que atua há 12 anos na instituição, presença das aves estão sendo constantes no local. “Temos outras aves que visitam aqui, Tesoureiro, Gavião de Coleira, Corujas Buraqueiras e tem um Quero Quero com ninho e com filhotes para nascer”, explica o educador.
Recentemente, aos cuidados do corpo docente, coruja que havia se perdido e bateu na parede do colégio foi resgatada por eles. “Era bebê [filhote] e estava aprendendo a voar, devolvemos [após os cuidados] ela para a toca”, lembra Jefferson.
Urutau
Os Urutaus são um grupo de aves noturnas restritas aos Neotrópicos da América do Sul, que pertencem ao gênero Nyctibius, da família Nyctibiidae e ordem Nyctibiiformes. Também são chamados de mãe-da-lua e emenda-toco.