AEN
A Sanepar e as prefeituras de Arapoti e Carambeí, nos Campos Gerais, entregaram caixas d’água e kits de instalação para famílias em situação de vulnerabilidade, por meio do Programa Caixa d’Água Boa. A inciativa, que está na sua 5ª edição, é uma parceria entre a Sanepar, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família, e os municípios.
Cada município recebeu 20 kits, composto por uma caixa-d’água de 500 litros e os itens para instalação, disponibilizados pela Sanepar. A Secretaria, dentro do Programa Nossa Gente Paraná, fornece um subsídio financeiro de R$ 1 mil. O valor é depositado diretamente na conta de cada beneficiado, para cobrir os custos com mão de obra e viabilizar a instalação da caixa-d’água.
As famílias beneficiadas são selecionadas pelos próprios municípios, dentre as já cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social, os CRAS. Eles também são responsáveis por armazenar e distribuir os materiais que compõem o kit de instalação da caixa-d’água, além de fiscalizar a instalação dos componentes.
Lançado em 2017, o Caixa d’Água Boa surgiu como uma forma de contribuir com a saúde e a qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade, proporcionando o acesso à água tratada, mesmo em situações de interrupção temporária do abastecimento público.
Desde que o programa foi lançado, já foram entregues quase 7.500 kits, em 297 municípios paranaenses. “O programa beneficia as famílias mais vulneráveis, para que possam realizar suas atividades domésticas e de higiene, mesmo se houver uma parada de manutenção”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Sanepar, Crislaine Mendes.
Benefício
Morador do Bela Vista 2, em Carambeí, Pedro Maciel e sua família vivem da renda da coleta de recicláveis. Ele foi um dos beneficiados pelo Caixa d’Água Boa e considera que o programa é uma boa ajuda para a sua família e outras que precisam. “A gente fica muito agradecido com esse programa. É um benefício inesquecível em favor das pessoas que precisam, foi um presente mesmo”, diz.
Sua vizinha, Rosenilda Costa, também recebeu o kit, e já está preparada para instalar a caixa-d’água o quanto antes. “Achei muito bom, é uma coisa que a gente vai usar bastante”.
Moradora do Jardim Leffers há 12 anos, em Arapoti, Ana Carolina Correia também trabalha com reciclagem e foi uma das beneficiadas com a caixa-d’água. “A gente não tem condição de comprar, é muito caro, então é uma ajuda boa”, afirma.
Antes de receberem o kit, as famílias participam de uma reunião de orientação sobre o funcionamento do programa, como fazer a instalação e a importância da reservação domiciliar, o consumo consciente da água e os critérios para cadastramento no programa Água Solidária, da Sanepar, que garante tarifas reduzidas para famílias de baixa renda.
Imagem: arquivo