Da Assessoria*
Foi realizada a formatura de 802 alunos, de 17 escolas da rede municipal e particular de Castro, no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A cerimônia que foi na manhã de terça-feira, aconteceu no ginásio de esportes Padre José Pagnacco e contou com a presença dos alunos e familiares, prefeito de Castro, Álvaro Telles, superintendente de educação da Secretaria de Educação, Sueli Verdile Carneiro de Souza e secretário de Esporte e Juventude, Renato Oscar Cordeiro (Pandorff), além dos representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Deppen e Câmara de Vereadores.
De acordo com a cabo Claudete Galvão Muleta, da Polícia Militar, ao longo das últimas 10 semanas os novos formados do Proerd tiveram a oportunidade de aprender a lidar com situações, como a exposição a drogas e diferentes formas de violência. Além disso, foram instruídos para a tomada de decisões saudáveis e seguras. “O Proerd é um programa muito importante, porque ensina a criança a ter habilidade para fazer escolhas seguras e responsáveis no dia a dia. Eles aprendem, por exemplo, a identificar a se defender do bullying, a respeitar a família e as demais pessoas com quem convivem, e, aprendem sobre a tomada de decisões a partir de quatro passos que os ajudam a pensar com calma e com tranquilidade”, explicou.
Cabo Claudete e a soldado Luana Telles são as responsáveis pelas aulas e execução do Proerd em Castro. As atividades do programa, para formação de novas turmas, são divididas em 10 aulas semanais, realizadas nas próprias escolas. Os encontros contam com atividades diversas, que vão desde a teoria, com leitura e diálogos mútuos, até atividades lúdicas, como teatro e dinâmicas.
Durante o evento, o prefeito Álvaro Telles ressaltou o trabalho das policiais e da Policia Militar, e afirmou que a parceria, firmada para execução do programa no município, pode fazer a diferença na vida das crianças. “É motivo de muito orgulho eu ser prefeito de Castro e poder presenciar uma cena linda como essa. Eu tenho certeza absoluta que vocês, formandos, levarão para suas vidas os ensinamentos que receberam em suas escolas, para o combate a esse mal que assola a nossa sociedade, que são as drogas e a violência. E se puderem, por favor, também transmitam esses conhecimentos”, ressaltou.
Sueli Verdile também falou sobre a importância de os alunos receberem a formação e terem acesso as informações e instruções partilhadas por meio do programa, antes de ingressarem no Ensino Médio. “Conseguimos atingir através desse programa, todos os alunos de quintos anos, que é o último em que estão na rede municipal antes de ingressarem na rede estadual, e a formatura sela esse trabalho. Esperamos que os ensinamento acompanhem essas crianças, para quando estiverem expostos, na sociedade, saibam fazer escolhas conscientes”, salientou.
Por fim, o comandante da 5ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, capitão Marcondes, também abordou os ensinamentos partilhados através do Proerd, e ressaltou a importância dos esforços da Polícia Militar, escolas e famílias, para que o aprendizado perpetue na vida dos estudantes. “O programa funciona porque há união de esforços e essa parceria, entre diversas pessoas, que fazem parte da construção de nossa sociedade. É o esforço para darmos às nossas crianças, ferramentas para que façam boas escolhas, seguras e saudáveis”, destacou.
*Com Redação